Você sabe o que faz um nutricionista esportivo?

Esse post vai ser importantíssimo para quem tem alguma dúvida sobre o que faz, pra quem se destina, qual o tempo para começar a obter as melhoras e qual a melhor maneira de conseguir esses resultados.

É recomendável aos atletas procurarem um nutricionista esportivo porque, primeiramente uma alimentação correta é um fator imprescindível para qualquer atleta que busca a excelência na pratica de exercícios físicos.

Os alimentos, quando corretamente consumidos, geram energia durante todo o treino e auxiliam no processo de recuperação pós-treino. Para realizar bons treinos e principalmente, evitar lesões, a alimentação do atleta deve ser completa e rica em macro e micronutrientes.

A atividade física e a performance está diretamente ligada à nutrição, por isso o acompanhamento de um nutricionista esportivo é essencial.

Pessoas que estão iniciando a prática esportiva ou que desejam evoluir na mesma, são aquelas que mais procuram um nutricionista. A faixa etária varia bastante, mas as mais frequentes possuem entre 25 e 45 anos. Essas são as pessoas mais comuns a me procurarem.

Constantemente o objetivo principal que as pessoas procuram o nutricionista é a perda de peso e de gordura corporal. Procuram, dessa forma, uma maior satisfação estética pessoal ou uma melhor performance, que é o caso, por exemplo, dos corredores que desejam estar mais leves. Outro objetivo é a busca por uma maior energia para os treinos, evitando a fadiga e o abandono dos treinos/provas de competição.

Na questão sobre quanto tempo leva para começar a aparecer os resultados a resposta é individualizada. Em casos de perda de peso e de gordura, os resultados já podem ser notados em um período em torno de 30 dias. Já quando o objetivo é o ganho de massa corporal, este começa a ocorrer, geralmente, em um período de no mínimo 60 dias.

Os melhores resultados são possíveis principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos aliados a uma boa alimentação. O paciente deve seguir fielmente seu planejamento alimentar e se dedicar a uma rotina de exercícios, assim não há segredo e os resultados irão surgir.

Seguindo a preparação correta dos treinamentos, o resultado é consequência

 

Antes

Comer alimentos que promovam o fornecimento prolongado de energia. Exemplo: no café da manhã (duas a três horas antes), pão integral, queijo branco e peito de peru, com um copo de suco, e no lanche(uma hora antes), fruta e iogurte.

Durante

Caso o treino de corrida ou a prova tenham uma duração superior a 50 minutos, tome um copo de suco de frutas. Outra opção é o consumo de maltodextrina (pó ou gel), porém a quantidade deve ser definida individualmente sob a supervisão de um profissional.

Após

É fundamental reestabelecer os estoques de glicogênio muscular. Consuma suco de frutas ou frutas secas, bebidas esportivas ou frutas com mel.

Hidratação

Duas horas antes do exercício consuma dois copos de água e um copo a cada vinte minutos durante o exercício. Durante sessões de treino com duração superior a uma hora, tome bebidas esportivas, sucos ou água de coco.

Você sabe o que faz um nutricionista esportivo?

Venha para Interlife

Encontre os melhores profissionais de saúde mais perto de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dra Deca Vasconscelos

VER PERFIL

Outros Posts

Alguma dúvida?