Uma dúvida frequente dos pacientes é se existe a possibilidade de realizar a Cirurgia Ortognática e Cirurgia Plástica do nariz (Rinoplastia) no mesmo procedimento cirúrgico. A resposta é sim, principalmente em pacientes que necessitam de cirurgia mandibular para diminuir ou aumentar o queixo, ou que necessitem de uma correção da mandíbula, sendo perfeitamente possível, portanto, a realização dos dois procedimentos no mesmo momento.
Entretanto, em alguns casos, dependendo do tipo de problema que o paciente apresenta, optamos pela rinoplastia em um segundo momento, como por exemplo, pacientes que tem indicação de realizar a cirurgia no Maxilar Superior (arcada onde os dentes de cima se encontram), preferencialmente a rinoplastia é realizada em um segundo momento.
O principal motivo para realizar os procedimentos separadamente são as mudanças que a cirurgia no maxilar traz ao nariz. Em muitos casos, a Cirurgia Ortognática melhora e resolve a condição nasal, porém, em outros casos, apenas a rinoplastia é eficiente, sendo então necessário aguardar o acomodamento do nariz e após alguns meses então é realizada a rinoplastia.
O procedimento da Cirurgia Ortognática e da rinoplastia, quando indicados em conjunto, são realizados por dois profissionais, o cirurgião bucomaxilofacial e o especialista em cirurgia do nariz.